Pontos Turísticos

Observação de pássaros com guias especializados e passeios ecológicos?

Acesse o site www.maritacaexpeditions.com e saiba mais sobre os diversos pacotes especiais.

SACRAMENTO

Fundado em meados do século XVIII é hoje um local de grande valor histórico-cultural, possuindo como marcas da fé e da saga dos bandeirantes a igreja Matriz de Nossa Senhora do desterro do Desemboque e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Desemboque era um dos mais importantes lugares daquela grande extensão de terras, situado entre os rios Grande e Parnaíba, nos limites das capitanias de Minas Gerais e Goiás.

Em 1816, Dom João VI, então no Rio de Janeiro, desanexou os julgados de Araxá e Desemboque da capitania de Goiás e os anexou à Vila de Paracatu do Príncipe. O sertão nesta época era um fervedouro. Os Caiapós batidos e escaramuçados procuravam as brechas de Goiás e, nas chapadas do triângulo Mineiro, estava estabelecida a faixa de fundação da cidade (Uberaba).

PONTOS TURÍSTICOS DA REGIÃO

Colégio Allan Kardec

O Colégio Allan Kardec, criado com o nome Liceu Sacramento em 1902, foi uma instituição de ensino na cidade de Sacramento, Minas Gerais, considerada a primeira instituição de ensino com fundamentos da pedagogia espírita. Projetado e fundado pelo educador e médium mineiro Eurípedes Barsanulfo, o colégio ministrava o curso normal e o ensino da Doutrina Espírita. Forneceu uma primorosa educação gratuita para milhares de pessoas pobres e órfãs. Ainda é tido como exemplo de educação diferenciada e atualmente funciona como um museu, memorial à Eurípedes e centro espírita.

Museu Histórico de Sacramento – Corália Venites Maluf

Inaugurado em janeiro de 1983 pelo então Prefeito Dr. José Alberto Bernardes Borges, o Museu possui em seu acervo peças que contam a história da cidade, de sua fundação e consolidação como município próspero.

Andando pelo museu, você irá encontrar por exemplo, o telefone de parede mais antigo de Sacramento, ou o primeiro rádio da cidade. A primeira Constituição do Município também se encontra em exposição, em livro protegido por vidro, peça original. É uma real viagem ao passado, que nos faz conhecer um pouco mais de nossas origens. Há também um quadro de formatura do Liceu Sacramento, turma de 1933. Confira as fotos abaixo que mostram algumas peças, mas é importante visitar pessoalmente e conferir todo o acervo.

O museu fica aberto de domingo a segunda-feira, fechando segunda e terça de 15 em 15 dias. A entrada é gratuita.

Represa do Rio Grande

O Cipó é um Bairro Rural de Sacramento às margens da Represa da Usina de Jaguara, no Rio Grande. Lugar de beleza ímpar e natureza exuberante abriga vários ranchos e a antiga Estação Ferroviária. Há a possibilidade de acampar na região, e em vários pontos pode-se tomar banho na represa. Aqui é realizada a Procissão Fluvial de Nossa Senhora Aparecida.

Cachoeiras da região

Sacramento tem mais de 220 cachoeiras catalogadas.

Recomendamos a contratação de um guia, para visitação a algumas em propriedades particulares, é cobrada uma pequena taxa.
Todas estão catalogadas no site www.serradacanastra.com.br/atracoes/outras-atracoes

Cachoeira Casca D’Anta

A Cachoeira Casca D’Anta tem queda livre de 186 metros. O nome vem da árvore Casca D’Anta (Drimys winteri) que, por sua vez, foi assim batizada porque que tem propriedades medicinais, cicatrizantes. Segundo os pesquisadores, a anta se esfrega no tronco da árvore para curar ferimentos superficiais.

Cachoeira dos Rolinhos

A Cachoeira dos Rolinhos, com cerca de 300 metros, é a maior da Canastra, mas é impossível avistá-lo da parte alta do Parque (para parte baixa ver Áreas Particulares, nos tópicos abaixo). Mesmo assim, o lugar é de uma incrível beleza, a começar por uma cachoeira menor, formada cerca de mil metros antes, conhecida como do Colibri ou Rasga Canga. Há também várias piscinas naturais boas para banho e até mergulho livre. Em feriados prolongados, procure chegar cedo para não ser incomodado pelo excesso de gente. Importante: ao menor sinal de chuva nas cabeceiras do rio, o local deve ser abandonado, principalmente se você resolveu fazer a trilha que leva da piscina natural até a parte baixa da Cachoeira Rasga Canga, já que é preciso atravessar o rio na ida e na volta.

Cachoeira da Parida

Segundo as lendas, dizem que na parte de cima do chapadão da canastra vinha uma tropa, e nesta tinha uma escrava grávida, ela começou a ter seu trabalho de parto no chapadão, então o chefe da expedição pediu para realizarem um parada a beira de um córrego para a moça dar a luz, desde então este córrego foi nomeado como CÓRREGO DA PARIDA Com certeza é um passeio que vale a pena, esta é uma das 220 cachoeiras que temos catalogadas em nosso município de SACRAMENTO, uma beleza que deve ser preservada e com certeza tem que ser apreciada.

Cachoeira João Inácio

Cerca de 65 km de estrada de terra em direção ao parque nacional da serra da canastra encontramos esta maravilhosa cachoeira chamada João Inácio em homenagem a um antigo proprietário. Localiza-se a 15 km do Distrito de Desemboque, uma cachoeira totalmente selvagem, uma ótima opção para a prática de Rappel, entre outras aventuras como Treeking e camping.

Gruta dos Palhares (imperdível)

É a maior Gruta de Arenito Botucatu das Américas, possui 450 metros de profundidade e 22 metros de altura. Foi descoberta em meados do Século XIX e abriga diversas espécies de pássaros característicos da região. Por segurança, a visitação é permitida somente nas duas primeiras cavidades, a exploração das demais só são possíveis mediante autorização especial.

Uma imagem de Nossa Senhora da Rosa Mística localizada em uma das cavidades da Gruta recebe fiéis durante todo o ano, com demonstrações de amor e fé.

À frente da Gruta existem instalações de uso público, com piscinas, parque infantil, restaurante e bar.

A visita é de fácil acesso, a apenas 10 km do centro da cidade, pela Rodovia Municipal Antenor Duarte Vilela, toda asfaltada.

Fica a poucos minutos do nosso Hotel SAMBA Viva! Sacramento

Parque Nacional da Serra da Canastra

A Serra da Canastra tem o formato de um baú, daí a origem do nome, pois canastra é um tipo de baú antigo. A cachoeira Casca d’Anta com aproximadamente 186 metros de altura é um dos principais atrativos do Parque, saindo de um corte natural da Serra de aproximadamente 144 metros, ou seja, a altura da Serra chega a 330 metros. O Rio São Francisco nasce 14 quilômetros antes desta sua queda principal.

O Parque protege um cenário de rara beleza, sua vegetação de transição entre a “borda da Mata Atlântica” e o “início do Cerrado”, com predominância de Campos de Altitude que abrigam inúmeras espécies da fauna e da flora do cerrado, como o lobo guará, o tamanduá-bandeira, o veado-campeiro, diversos gaviões e espécies ameaçadas de extinção como o pato mergulhão e o tatu-canastra.

A água é o fator preponderante no parque, cujas nascentes, que chegam a centenas, surgem em função da umidade que a rocha fria absorve do ar, principalmente no período da noite.

Nascente do Rio São Francisco

O rio São Francisco tem sua nascente histórica na Serra da Canastra, mais precisamente no município de São Roque de Minas e sua primeira grande cachoeira, a Casca d’Anta, com 186 metros de altura, fica no distrito de São José do Barreiro (MG), e seu acesso é feito pela portaria 4 do Parque Nacional, localizada neste distrito.

Canyon do Azulinho

A cachoeira do Azulinho fica localizada no município de Sacramento-MG, no córrego Castigliano. Segundo consta popularmente, o nome “Azulinho” foi dado ao local por conta do apelido do dono da propriedade. A região é repleta de contínuas quedas de cachoeiras, vale a pena conferir.

Como vocês podem notar, Sacramento é um destino maravilhoso e cheio de atrações para se guardar na memória e no coração!